Vantagens de abrir uma empresa como MEI

Enquadrar o microempreendedor individual (MEI) como uma profissão legal, foi uma ideia do governo de incentivar o empreendedorismo no país e formalizar os negócios que ainda estavam na ilegalidade. Com isso, o fisco aumentou sua arrecadação, mas o que foi melhor para o estado foi que assim é possível ter uma ideia mais exata sobre a quantidade de empreendedores que tem dentro do país. Sem contar que é possível perceber várias vantagens dentro do programa do MEI. Entre elas:

• Legalização da Burocracia:

Um dos principais benefícios para o microempreendedor é que com essa formalização dos seus negócios ele consegue emitir notas fiscais, ter acesso a créditos especiais e melhores que facilitam seu trabalho e aumentam sua credibilidade do seu empreendimento dentro do mercado de trabalho.

• Facilitação na Burocracia:

Para se tornar um MEI é simples e rápido. Basta você acessar o Portal do Empreendedor e seguir os passos que estarão indicados lá. É gratuito e rápido. Sempre importante lembrar, que quem tem a intenção de se tornar um Microempreendedor Individual não pode ter sócios, deve ser o único titular. Quem se registra como MEI já terá um cadastro com CNPJ e é registrado no ato, sem a necessidade de levar documentos a alguma Junta Comercial antecipadamente.

• Direito a benefícios Previdenciários:

Essa categoria de empresários está assegurada pela Previdência Social em muitos benefícios. Com isso, você consegue seus direitos de uma forma fácil e rápida, como conquistar a aposentadoria por idade ou por invalidez, além de receber o auxílio doença ou salário maternidade. A família do profissional ainda terá, desde seu primeiro pagamento como MEI, os benefícios por morte ou auxílio reclusão.

Vantagem mei 2

• Isenção de Impostos:

Além de pagar muito menos pelos impostos estaduais e municipais, o MEI ainda está isento dos impostos federais. Para que se possa ter uma ideia, o MEI não paga impostos como IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS e INSS patronal e paga apenas um valor simbólico de R$ 5,00 como Imposto Sobre Serviços (ISS), além de R$ 1,00 como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Também tem o percentual de 11% sobre o salário mínimo para custear o INSS.

• Simplificação da Escrituração Contábil Fiscal:

O microempreendedor individual tem apenas uma obrigação fiscal básica: comprovar que seu faturamento anual não ultrapassou os R$ 60 mil. Para comprovar isso que não ultrapassou esse faturamento o profissional deve entregar ao fisco uma declaração chamada Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN-Simei). O envio dessa declaração pode ser feito através do Portal do Empreendedor. Ele tem o prazo até dia 30 de abril de cada ano para entregar essa declaração.

• Possibilidade de Contratação:

Mesmo que o MEI seja um tipo empresarial que permita que a empresa tenha um único titular, a legislação permite que se tenha um único funcionário para ajudar no seu empreendimento. Deverá ser pago a esse funcionário um salário mínimo ou pelo menos um piso salarial que varia dentro de cada categoria.

Além de todas essas vantagens, tornar-se MEI ajuda a aumentar a autoestima de quem ficou durante muito tempo na informalidade, procurando um jeito de se inserir na sociedade e permitindo, agora, que seu empreendimento cresça e seja visto.

Quando o MEI consegue um CNPJ para sua empresa, ele consegue grandes vantagens, como:

• Emitir notas fiscais;
  • Uma maior facilidade na hora de conseguir empréstimos e créditos bancários;
  • Se torna isento dos impostos federais;
  • Tem auxilio maternidade, doença, aposentadoria, entre outros.

Um dos grandes desafios que os microempreendedores individuais enfrentam estão relacionados a administração da empresa e ao cumprimento das obrigações previstas pela legislação. Além disso, muitos empreendedores, por falta de conhecimento, não pagam os impostos ou não fazem as declarações de faturamento dentro dos prazos.

Tire suas dúvidas

Entre em contato conosco clicando aqui ou mandando e-mail para contato@csgcontabilidade.com.br para tirar suas todas as suas dúvidas sobre abrir MEI ou ter sua própria empresa, bem como quaisquer outros assuntos relacionados ao seu negócio.