O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), fez uma pesquisa onde constatou que 50% das microempresas fecham ainda prematuras com menos de 3 anos de funcionamento, e o principal motivo é a falta de organização e dívidas mal planejadas.
Para que a sua empresa não faça parte desta estatística é preciso que você esteja a par, e planejar cada passo que você vai dar, saber exatamente quanto está entrando e quanto está saindo do seu caixa. Caso entre no sufoco é preciso começar a agir rapidamente para que as dívidas não virem uma bola de neve e fuja do seu controle.
Basta organização e estratégica para que tirar a sua empresa das dívidas não seja somente um sonho e sim a sua realidade.
Separei para você 4 dicas que irão te ajudar na sua missão, não se preocupe você não está sozinho nessa, Veja como tirar a sua empresa das dívidas agora mesmo.
- Não misture as contas empresariais com as pessoais
Este é um erro muito comum entre os microempreendedores, e um dos motivos para a sua empresa entrar no vermelho, pois este tipo de ação contribui e afeta todo o financeiro da sua empresa.
Fazendo com que o empresário não saiba qual é exatamente o lucro da sua empresa e fica com dificuldade para gerenciar os seus controles.
Para não passar por esse tipo de problema é importante ter contas separas, uma para a sua empresa e a outra para suas contas pessoais, assim você vai saber se o seu negócio consegue andar com as próprias pernas, e caso tenha um problema se será preciso aplicar algum dinheiro.
Tenha um pró-labone que é basicamente um salário que os empreendedores possuem, assim você literalmente trabalhará para você mesmo, tendo uma separação do seu dinheiro com o dinheiro da empresa.
- Esteja a par de todas as informações contábeis da sua empresa
Tenha sempre um contador para te auxiliar nesses casos, acredite ele é muito mais que um profissional de apuração de tributos, ele vai te trazer informações e estratégias para que você administre a sua empresa da melhor maneira possível.
O Contador pode te auxiliar em:
- Identificar as melhores maneiras para que você cumpra com as suas obrigações.
- Irá escolher para você o melhor regime tributário, para que o seu negócio tenha um equilíbrio financeiro.
- Te ajudará a criar sistemas que permitam a economia em gastos de pagamentos de tributos.
Então o contador não vai te ajudar apenas em emissão de notas, eles podem também te ajudar em um planejamento estratégico.
Mas é muito importante que você escolha uma empresa de confiança e claro que seja especializada neste tipo de serviço.
- Controle rigorosamente o seu fluxo de caixa
Registre todas as entradas e saídas, acredito que eu já disse esta frase em diversos outros posts, mas é porque ela é muito importante, e deve ser o mantra de qualquer empreendedor.
E quando se trata de uma empresa endividada é preciso ser ainda mais rigoroso, pois é através deste controle que você saberá exatamente em que situação a sua empresa está.
- Planejamento sempre!
Lembra que eu citei lá no início que um dos motivos para uma empresa fechar é a falta de planejamento e organização, então é muito importante que você avalie a sua empresa a partir das informações que você tem e tome decisões a partir destas informações.
Defina metas relacionadas aos cortes e gastos, identifique os problemas e claro pense em uma solução para cada um deles, renegocie caso seja preciso e de prioridade as dívidas com maiores taxas de juros.
Tire suas dúvidas
Entre em contato conosco clicando aqui ou mandando e-mail para contato@csgcontabilidade.com.br para tirar suas todas as suas dúvidas sobre tirar sua empresa das dívidas, bem como quaisquer outros assuntos relacionados ao seu negócio.