A decisão de contratar funcionário é difícil para muitos empresários, especialmente freelancers. Não há dúvida de que trabalhar solo tem algumas vantagens. Você pode definir sua própria agenda, sem se preocupar em como manter a agenda de outra pessoa ocupada. Mas existe uma linha limite até onde você pode caminhar sozinho.
Chega um momento que você se vê recusando projetos ou focando apenas neles e se esquecendo, por não ter tempo, de expandir sua clientela e correr atrás de novos clientes. A solução de contratar um funcionário pode lhe parece assustadora, pois é difícil saber quando é o momento certo de dar este passo importante. As quatro perguntas a seguir, poderão ajudar a determinar se você está pronto para ir de empreendedor individual para empregador:
Você Está Recusando Projetos?
Você não deve contratar alguém até que tenha um trabalho adequado para uma outra pessoa lidar. Como saber quando você já chegou a esse ponto? Quando você está tendo que recusar projetos de clientes. Se você vem recusando regularmente por falta de tempo hábil para realiza-los, você precisa analisar se você deseja manter seu negócio pequeno ou se, tendo as condições financeiras necessárias, você quer contratar ajuda para expandir seu negócio.
Por Que Você Está Pensando Em Contratar Alguém?
Além de você estar sem tempo para ir da sua casa ao seu escritório, de comer, dormir e se manter atualizado, as vezes estar super ocupado não significa uma razão para tomar o passo de contratar um funcionário. Às vezes é apenas uma questão de colocar um foco em organização e priorização.
Se pergunte o que você está buscando realizar com esta contratação. Você precisa de alguém para executar seu projeto enquanto você foca em expandir seu negócio e sua clientela? Você quer trazer novas especialidades para ampliar os serviços que sua empresa tem para oferecer?
Que valor este funcionário agregará a sua empresa em curto e longo prazo? Para entender o custo de um novo funcionário, você precisa entender qual benefício ele trará ao seu negócio.
Você Está Recebendo Reclamações?
Reclamações, com certeza, não são o que você quer receber como profissional e como empresa, mas elas não são necessariamente ruins, além de serem um aprendizado, podem te mostrar sinais de que está na hora de crescer.
Ouça as reclamações e tente entender se estão relacionadas a prazo de entrega do projeto, qualidade do trabalho ou simplesmente sobre sua falta de tempo de dar a atenção que eles buscam.
Às vezes a ajuda que você precisa não está necessariamente relacionada ao seu trabalho em si, mas a parte administrativa e organizacional do seu negócio.
É Isso Que está Faltando Para Levar o Seu Negócio Para o Próximo Nível?
Você, e quase todo dono de um pequeno negócio, tem o sonho e batalha diariamente para ver seu negócio prosperar e crescer. Observe se o volume de trabalho a ser administrado e executado por você o está impedindo de crescer. Se você tem muito trabalho, mas sente que seu negócio está estagnado, se pergunte se tomar este passo importante e contratar seu primeiro funcionário ajudará a deslanchar o seu negócio.
É importante ter em mente que, mesmo que sua necessidade de contratar uma ajuda para seu negócio tenha uma certa urgência, é extremamente necessário ter cautela na hora da contratação. Sabemos que tempo é algo escasso em seu dia, afinal este é um dos motivos que você precisa de ajuda, mas analise seus candidatos, suas experiências e seus projetos anteriores. Busque referencias profissionais e tente perceber se sua personalidade se ajusta bem com a sua, afinal vocês passarão boa parte do tempo juntos.
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