Contabilidade para médicos

Todos os profissionais precisam declarar e pagar impostos e o médico não está isento.

Porém podem contar com assessorias de alto nível que garantem tranquilidade e clareza em todos os processos contábeis.

É necessário que a empresa de contabilidade conheça muito bem, de perto o dia a dia de um médico. Para que possa entender a dinâmica de trabalho e oferecer uma redução considerada nos impostos e evitar problemas com a Receita Federal do Brasil.

É possível obter as seguintes assessorias:

  • Redução de Carga Tributária em mais de 50%;

  • Distribuião de Lucro com isenção total do imposto;

  • Assessoria junto ao CREMESP;

  • Papelada de Cartório, CNPJ, Prefeitura, INSS, CRM;

  • Planejamento tributário personalizado;

  • Contadores especializados na área médica;

  • Abertura de Empresa, Assessoramento Fiscal e Legal;

  • Demonstrações contábeis.

Impostos para Médicos e Clínicas Médicas

Simples Nacional

Para Micro e Pequenas empresas que faturem no máximo R$ 3.600.000,00 no ano. Clínicas Médicas e Médicos podem aderir a esse regime.

Lucro Presumido

O mais usado para clínicas médicas e médicos. Está em torno de 11,33% de tributos federais + ISS que poderá ser mensal ou trimestal.

Lucro Real

Obrigatório para empresas da área médica com faturamento superior a R$ 78.000.000,00 no ano.

Natureza Jurídica
Há diversas formas de constituição dependendo da forma de atuação:

  • Sociedade Simples

  • LTDA

  • Individual

  • EIRELI

O Brasil ainda conta com uma alta carga tributária e por isso muitos deles optam por ser autônomo.

Porém, por falta de conhecimentos na área contábil, ser autônomo tem uma carga tributária bem maior que como pessoa jurídica, pois a média é de 27,50%, enquanto que como empresa a média é de 13,33%.

Todos os médicos que tem alguma relação com convênios e particulares, tem que elaborar o Livro Caixa, descrevendo todas as despesas para exercer a atividade profissional. Através do Livro Caixa é possível diferencia e saber quando é pessoa física e quando é jurídica.

Também ajuda na redução de custos, porém pelo regime de tributação de Lucro Presumido, não é possível deduzir nenhum valor para calculo dos impostos.

Algumas assessorias contábeis especializadas na área médica oferecem alguns pacotes de prestação de serviço completo:

  • Fiscal: Notal Fiscal, Impostos e declarações;

  • Contábil: Movimentação da pessoa jurídica, isenção de Imposto de Renda;

  • Trabalhista: Pró-labore e previdenciária;

As universidades brasileiras precisam mudar com o passar do tempo os seus programas de formação, tendo em conta o que os alunos querem de negócios, empresas internacionais de auditoria e usuários de informação; profissionais de medicina devem ser capaz de analisar, e tomar decisões no campo empresarial também.

Como exemplo, a Universidade Sergio Arboleda funciona através de uma abordagem gerencial, fazem do aluno um executivo de negócios altamente capaz de diagnosticar a situação de uma organização, dar recomendações e projetar um futuro melhor para a entidade.

Agora, estamos em um processo de convergência com as normas internacionais, o que permitirá tornar esta profissão mais dinâmica; o médico agora se concentra em nichos de mercado, vamos ver as pessoas se especializando em um ou outro tipo de negócio; este especialista e conhecimento especializado vai permitir que o médico empreendedor empresário, possa fornecer um trabalho de maior qualidade e, ao mesmo tempo, a sua remuneração é melhor.

Esta é uma boa oportunidade para dar valor à nossa profissão no âmbito empresarial e alcançar o status que merece. Outro indispensável para o desenvolvimento do médico empresário é a necessidade de aprender uma segunda língua, o que dará um bônus para profissional.

Ha clínicas e profissionais que podem entrar no mercado internacional e será preciso que conheça sobre o sistema tributário e contábil do país onde irá atuar, mesmo tendo uma assessoria contábil especializada.

Além do já mencionado, é necessário que o médico empresário tenha uma maior visão para sua profissão e as soluções que eles podem oferecer à sociedade, não devemos concentrar somente no ensino técnico que a universidade oferece, mas no conteúdo e o conceito de cada operação e o impacto que cada um deles gera e pode levar no futuro.

Para fechar, não devemos esquecer que, além de qualidades técnicas e profissionais, o médico empresário também deve ser uma pessoa de integridade, cujo trabalho não será posto em causa e enquadrar o ato em princípios éticos.

Tire suas dúvidas

Entre em contato conosco clicando aqui ou mandando e-mail para contato@csgcontabilidade.com.br para tirar suas todas as suas dúvidas sobre contabilidade para médicos ou relacionados ao seu negócio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *